top of page

Vereador André Meirinho sugere medidas para coleta dos resíduos domiciliares no período da pandemia



O vereador André Meirinho, a pedido da comunidade, protocolou uma indicação para o prefeito Fabrício Oliveira para que implemente estratégias junto à concessionária responsável pelos serviços de coleta de resíduos, para promover orientação à população para o manejo adequado e a coleta específica dos resíduos domiciliares classificados como Resíduos de Serviços de Saúde COVID19 (RSS-COVID-19), gerados no local utilizado para isolamento/quarentena de pessoas com diagnóstico de caso suspeito ou confirmado de COVID-19.


Um das estratégias sugeridas é a separação dos resíduos domiciliares infectados em sacos de lixo adesivados RSS-COVID19 ou em cor específica, a fim de garantir a proteção da coleta e evitar transmissão do vírus.


O manejo adequado consiste na separação, acondicionamento, coleta e destinação final especial dos resíduos domiciliares infectantes gerados nos locais utilizados para isolamento/quarentena de pessoas com diagnóstico de caso suspeito ou confirmado de COVID-19, como luvas, máscaras descartáveis dentre outros EPIs (Equipamento de Proteção Individuais) e materiais utilizados para higiene.


O vereador utilizou a normativa "GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS GERADOS NOS CUIDADOS COM A COVID-19 NOS DOMICÍLIOS", publicada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES embasada pela Resolução n. 222/2018 da Anvisa e recomendações da Organização Mundial da Saúde.


“Considerando que ainda há muito conhecimento a ser revelado a respeito do comportamento do SARS-CoV-2 no ambiente e especificamente em resíduos, e o alto poder de transmissibilidade da doença COVID-19, com resultados muito danosos para toda a sociedade, o que prevalece é a tomada de decisão responsável e comprometida com a saúde pública.” destaca Meirinho.
0 comentário
bottom of page