top of page

Vereador Meirinho protocolou projeto de lei que institui o “Dia de saúde, conscientização e apoio...



A pedido da comunidade o Vereador André Meirinho protocolou um projeto de lei que institui o “Dia de saúde, conscientização e apoio às pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais”, a ser comemorado anualmente no dia 19 de Maio, e o respectivo mês como “Maio Roxo”, no Município de Balneário Camboriú.


Entre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) inclui-se a Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa (RCU). A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, causando diarreia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal.

Já a Retocolite Ulcerativa (RCU), trata-se de uma doença inflamatória do cólon, intestino grosso e reto, que se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon. Os sintomas incluem caracteristicamente diarreia, com ou sem sangramento retal, e frequentemente dor abdominal. Pode afetar apenas a parte inferior do cólon, reto e é, então, chamada de proctite ulcerativa.

Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam as doenças. Como a doença de Crohn se comporta como a retocolite ulcerativa (é difícil diferenciar uma da outra), as duas doenças são agrupadas na categoria de doenças inflamatórias intestinais (DII).


O objetivo deste projeto é melhorar a qualidade de vida dos diagnosticados e conscientizar a comunidade sobre o assunto. Possuímos poucos dados no Brasil sobre o tema e é importante que Secretaria de Saúde, integrada com os municípios da região metropolitana, troquem informações a fim de proporcionar melhores condições para as pessoas que convivem com as doenças”.

Com a instituição deste dia no Município de Balneário Camboriú a intenção será  promover a conscientização, através de caminhadas, palestras, simpósios, distribuição de informativos, campanhas na mídia, chamando a atenção da sociedade a apoiar pacientes com tal diagnóstico, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destes pacientes.


Projeto de Lei: https://goo.gl/7RV6MR


0 comentário
bottom of page