top of page

Vereador André Meirinho visita área do Distrito Regional de Inovação

Atualizado: 15 de jun. de 2021

Nesta terça-feira (08), o vereador André Meirinho conheceu o projeto do Distrito de Inovação Regional e a obra do Centro de Inovação Regional em Itajaí. Foi acompanhado por João Luiz Demantova, consultor de gestão da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí - AMFRI, que apresentou os aspectos sobre a participação de Balneário Camboriú através da composição do consórcio entre os municípios integrantes do InovAmfri, uma parceria entre a AMFRI e o Governo do Estado de Santa Catarina. O projeto vem ao encontro dos objetivos da Política Municipal de Inovação, Tecnologia e Cidades Inteligentes (Smart Cities) de Balneário Camboriú, cuja lei é de autoria do vereador André Meirinho.

O Distrito de Inovação Regional em Itajaí é um complexo que reunirá inovação, produção, convívio, moradia com sustentabilidade, que visa alavancar a economia regional, qualificar a gestão pública, contribuir para a mobilidade urbana e promover uma região inteligente. Integra o total de 220 hectares, com previsão de edificação em 68 deles, sendo o restante preservado com espaços comunitários para manter o equilíbrio ambiental. Localiza-se a cerca de 8 km a sudoeste de Itajaí, no epicentro da triangulação de Florianópolis, Blumenau e Joinville.


O prédio do centro de inovação possui recursos do Governo do Estado de Santa Catarina e do município de Itajaí. Já a criação do distrito contará com investimentos privados e a gestão do centro está prevista no consórcio intermunicipal que teve adesão de 8 municípios integrantes da Amfri, incluindo Balneário Camboriú.


Segundo Meirinho, a visita também serviu para refletir o Bairro Nova Esperança com visão vocacionada para inovação, ciência e tecnologia.

“Como Balneário Camboriú já possui uma Política Municipal sobre Inovação, Tecnologia e Cidades Inteligentes, continuaremos cobrando a execução da lei pelo Poder Executivo e acompanhando o desenvolvimento do consórcio, para que nossa cidade possa usufruir e contribuir com esse grande complexo de inovação e ajudar a fortalecer a Foz do Itajaí como região inteligente. É uma oportunidade para a região e para Balneário Camboriú que, enquanto cidade turística e com potencial econômico, abra caminhos para a ascensão de startups, incubadoras e parcerias entre o setor público, privado e universidades.” afirma o vereador.
Master_Plan_Distritodeinovacao
.pdf
Download PDF • 15.35MB

Conheça o MasterPlan do Distrito:



Acesse a Lei de Inovação de Balneário Camboriú: clique aqui.


0 comentário
bottom of page