O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulgou recentemente o resultado de análises realizadas na água do abastecimento público de 100 municípios do estado. Segundo o levantamento, 17 princípios ativos de agrotóxicos foram identificados, e destes, 7 são proibidos na União Europeia porque podem provocar efeitos negativos na saúde humana.
A informação causou grande preocupação na sociedade e Balneário Camboriú foi um dos municípios contemplados com a análise, que detectou concentrações do poluente 2,4-D.
Estudos indicam que o ozônio pode ser uma alternativa para melhor remoção dos agrotóxicos, pois possui propriedades que permitem eliminar bactérias, neutralizar odores, além de remover agrotóxicos e vestígios de outros poluentes tóxicos com maior eficiência. A ozonização é utilizada em diversos países como Alemanha, Austrália e Vietnã, experiências que comprovam não só sua eficiência mas também a otimização do processo de tratamento.
Nesse sentido, o vereador André Meirinho encaminhou uma Indicação ao prefeito municipal, sugerindo a realização de um estudo de viabilidade do uso de ozônio para complementar o processo de tratamento da água de abastecimento público realizado pela EMASA.
Mais informações sobre a tecnologia de ozônio: www.tratamentodeagua.com.br/tecnologia-de-ozonio
Link da Indicação: https://bit.ly/2JbEaI2
Comments