top of page

Vereador André Meirinho apoia o Programa Estuário Rio Camboriú 2030


Neste dia 09/03, o Vereador André Meirinho esteve presente na Reunião do Rotary Club de Balneário Camboriú, para apoiar o Programa Estuário Rio Camboriú 2030 - Recuperação, Restauração e Conservação apresentado pelo Professor Marcus Polette, Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência e Tecnologia da Univali.


O Professor apresentou o projeto de pesquisa que está em desenvolvimento por pesquisadores da Univali, cujo objetivo consiste em desenvolver um sistema de indicadores socioambientais, econômicos e de governança para o Rio Camboriú, visando o desenvolvimento sustentável conforme preconizado no ODS 6 - Água Potável e Saneamento. De acordo com Polette, serão realizadas análises das condições da água em diversos pontos do Rio Camboriú, visando gerar informações para contribuir com as tomadas de decisão. Os indicadores serão construídos a partir de aspectos socioambientais, econômicos e de governança com base em três pilares: ordenamento territorial, manutenção dos serviços ecossistêmicos e segurança hídrica.


Além do envolvimento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Contíguas, o programa busca o apoio de várias instituições, que poderão aderir à ideia e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa através de um fundo.


Para o Vereador Meirinho, o programa é fundamental para que a sociedade reconheça a importância do Rio Camboriú e para que as políticas públicas sejam melhor orientadas.


“Ficamos muito contentes em saber que a iniciativa vai ao encontro do Projeto de Lei nº 226/2019, que Institui a Política Municipal de Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável de Balneário Camboriú, em tramitação na Câmara de Vereadores, pois o PL segue os princípios dessa importante pesquisa, o que que reforça a importância do Poder Legislativo aprovar nosso projeto-de-lei. Também vamos defender que a Câmara de Vereadores seja um dos parceiros do Programa Estuário Rio Camboriú 2030”, disse Meirinho.
0 comentário
bottom of page