Vereador André Meirinho acompanha o projeto “Produtor de Água do Rio Camboriú”


Após ter acompanhado as ações do programa “Se liga na Rede”, o Vereador André Meirinho acompanhou a equipe do projeto “Produtor de Água do Rio Camboriú”, numa visita de vistoria à duas propriedades rurais participantes do projeto.


Iniciado pela EMASA em 2009 e lançado oficialmente em 2013, o projeto que tem como objetivo promover ações de conservação e recuperação ambiental de áreas da Bacia do Rio Camboriú através da remuneração dos proprietários habilitados em edital para não utilizá-las na produção agropastoril ou quaisquer outras atividades que possam prejudicar os mananciais.


Com a manutenção das áreas acontecendo periodicamente, a tendência é a melhora do fluxo hídrico e consequentemente a melhoria na qualidade da água, tanto no fluxo, prevenindo as cheias quanto no controle da quantidade de sedimentos que vão parar no rio que abastece as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú.


O vereador pôde observar de perto essas áreas e conversar com os proprietários que aderiram ao projeto, assim como com a equipe técnica responsável.


Foi identificada a necessidade de destinação de recursos para atender demandas específicas dos produtores, seja pela criação de dotações específicas, seja pela criação de um fundo específico, possibilitando maior amplitude das ações e oportunizando a formalização de convênios e recebimentos recursos financeiros de outros órgãos das esferas estadual, federal ou ainda internacional.


Segundo o vereador “O projeto é de grande importância para a sustentabilidade das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú, precisa ser incentivado e ampliado para que inclua mais propriedades e ações. Pretendemos acompanhar e fiscalizar o projeto, ouvindo a equipe técnica e a comunidade, sugerindo e defendendo a evolução das ações, sempre com foco no desenvolvimento sustentável de nossa cidade e região”.

© 2019 por André Meirinho. Criado por MZCom