top of page

Balneário Camboriú e Rio de Janeiro: semelhanças são tema do 4º episódio de “BC tem história”

Atualizado: 7 de mar.

O que Balneário Camboriú e o Rio de Janeiro têm em comum? Esse é o tema que norteia o quarto episódio da série “Balneário Camboriú tem história”. A série, apresentada pelo vereador André Meirinho em seu canal no Youtube, tem a intenção de contar histórias e fatos curiosos da cidade de forma simples e didática.

“Nomes de Avenidas, atrativos turísticos como os bondinhos e os Cristos Redentor e Luz, que inclusive em 2023 ocorreu a cerimônia de Geminação, e o movimento turístico das duas cidades são alguns dos pontos que BC e a capital fluminense têm em comum. Nesse episódio também abordamos um fato da década de 70, a ideia inicial do projeto de alargamento da faixa de areia da Praia Central durante o governo de Gilberto Américo Meirinho, que teve como inspiração o alargamento da Praia de Copacabana”, disse o vereador André Meirinho.

Meirinho contou também nesse episódio que uma das estratégias de marketing para divulgar Balneário Camboriú, na década de 70, durante o governo Gilberto Américo Meirinho, foi divulgar a cidade gratuitamente durante as transmissões dos jogos do Flamengo na Rádio Tupi.

“O locutor Washington Rodrigues, o Apolinho, conheceu a nossa cidade em uma partida em que o Zico veio jogar pelo Flamengo contra o Marcílio Dias. Foi a partir daí que o repórter esportivo começou a divulgar na rádio carioca Balneário Camboriú e o diretor de Turismo da época, o jornalista Nagel Mello”, contou.

Para este vídeo, foram utilizados os livros O Semeador, do autor Paulo Leme, Balneário Camboriú: Formação Social, Econômica e Política II, do autor Nildo Teixeira, e informações de sites da história do Rio de Janeiro.



A série tem episódios periódicos no Youtube e também está disponível como podcast no spotify. Assista aqui: https://youtu.be/BYhvT3RJxRc


Gabinete Vereador André Meirinho

Texto e fotos: Kattiúcia Villain | Assessoria

0 comentário
bottom of page