top of page

História da Escola João Goulart é contada em Sessão Solene em homenagem aos 60 anos do colégio

O dia 20 de junho de 1963 ficou marcado na história de Balneário Camboriú. Inclusive, antes mesmo de ser um município emancipado, quando era ainda o Distrito da Praia de Camboriú. A data marcou a inauguração da Escola João Goulart, que neste ano, completa 60 anos. Para homenagear a unidade de ensino, o vereador André Meirinho (Progressistas) realizou uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores na última segunda-feira (19).

Entre homenagens e histórias contadas sobre o colégio, Meirinho resgatou momentos importantes e o vínculo da sua família com a unidade de ensino, lembrando inclusive da história do ex-presidente que dá nome ao local, João Goulart, e o seu tio-avô e ex-prefeito de Balneário Camboriú, Gilberto Américo Meirinho.

“Quero contribuir com a história relacionada a família Meirinho, em especial com o meu tio-avô que foi nosso ex-prefeito há 50 anos, entre 1973 e 1977. Na sua biografia tem uma história com relação ao homenageado no nome da escola, o Dr. João Goulart que posteriormente se tornou presidente da república. Acabou tendo um grande vínculo com a cidade, onde se hospedava como turista e depois construiu uma casa de praia e um campo de pouso onde é hoje o final da 5ª avenida para pousar seu avião. Na época ainda éramos apenas a cidade de Camboriú e Gilberto Meirinho era vereador, que representava a praia no final da década de 1950 e início da década de 1960, tanto que fez o projeto de lei de criação do Distrito da Praia, ato anterior a criação do município”, contou o parlamentar.

Meirinho disse ainda que naquela época, Gilberto Meirinho foi apresentado a João Goulart, pelo dono do Hotel Fischer, Adolfo Fisher, onde o Jango ficava hospedado.

“Ele até ficou com receio de ser apresentado pela divergência partidária, ele era da UDN e o João Goulart do PTB. Mas o Fischer disse que iria apresentá-lo como gerente do Banco Inco – Banco da Indústria e Comércio de Santa Catarina em Camboriú. Jango era candidato a vice em uma das chapas em que o Lott era o candidato a presidente e Gilberto Meirinho apoiava o Jânio Quadros. E assim foi que se conheceram e foi muito boa a convivência. E falava-se sobre a eleição presidencial, Jango passou o processo eleitoral aqui em Camboriú e a vitória foi comemorada no Hotel Fischer. E o tio acabou contente porque o Jânio Quadros também tinha vencido e depois disso se encontraram muitas vezes”, completou André Meirinho.

Passados quase 30 anos, na década de 90, a escola recebeu o apoio e intervenção de Gilberto Meirinho para a reforma da unidade.

“Outra história que quero lembrar foi até em conversa com a Professora Pina no período em que ela e a professora Eunice estiveram na direção do colégio João Goulart e solicitaram apoio para a nova construção que precisava ser feita. Elas pediram apoio a Gilberto Meirinho, isso no início da década de 1990 com intervenção e apoio dele conseguiram o compromisso do Paulo Bauer, que era Secretário de Educação, durante o governo Kleinubing/Konder Reis para a construção da nova sede da escola”, disse o vereador.

Além das duas histórias, um fato interessante lembrado por André Meirinho é que o ginásio da Escola João Goulart se chama Prefeito Gilberto Américo Meirinho, projeto de autoria do ex-deputado estadual Dado Cherem de 2014.

“Falei aqui de fatos da década de 1960, de 1990 e de 2010. Cada um tem uma história. Cada um tem algo a recordar, especialmente quem lá estudou ou trabalhou. Todos estão de parabéns, todos merecem comemorar em especial Balneário Camboriú pelos 60 anos do Colégio João Goulart”, finalizou Meirinho.

Texto: Kattiúcia Villain | Assessoria de Gabinete

Foto: Márcio Gonçalves

0 comentário
bottom of page