top of page

Aprovado Título de Cônsul Honorário do Rio Grande do Sul para Osmar Fernandes

A Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta-feira (6) o Título de Cônsul Honorário do Rio Grande do Sul em Balneário Camboriú para o radialista, Osmar José Fernandes. O Decreto Legislativo N.º 1/2024 foi de autoria do vereador, André Meirinho (PP), e aprovado com 16 votos.



Para conceder o título de Cônsul Honorário para representantes de municípios, estados e países que vivem em Balneário Camboriú, conforme a resolução n.º 469/2011, é necessário que grupos com no mínimo de 10 membros indiquem o representante. No caso de Osmar, a Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETSC) e a Associação Gaúcha em Santa Catarina (AGASC) fizeram a solicitação.


"O Osmar já representa o movimento tradicionalista e é uma grande referência de pessoas que migraram do Rio Grande do Sul para Balneário Camboriú. As entidades reconheceram Osmar como o grande representante do Estado. Como BC é uma cidade cosmopolita, foi criado esse título para representar e integrar pessoas que migraram de outros municípios, estados ou países. Ser cônsul do Rio Grande do Sul em Balneário Camboriú, na prática, já é o que o Osmar vem fazendo há muito tempo, mas agora terá um reconhecimento efetivo por parte dos gaúchos que aqui vivem e com o aval da Câmara de Vereadores", explicou o vereador André Meirinho.

Biografia


Osmar José Fernandes nasceu em Ijuí, no Rio Grande do Sul, no dia 15 de dezembro de 1953. Filho de Pedro Eleuterio Fernandes e Normelia Rolim Fernandes, Osmar foi convidado em 1993 pelo radialista Paulo Teixeira para trabalhar na Rádio Camboriú, onde iniciou seu programa Rancho de Taura. Em 2000, ingressou na Rádio Menina FM dando seguimento ao mesmo programa, onde o seu crescimento, a credibilidade e a visibilidade se realiza por meio de entrevistas com cantores gaúchos, conjuntos, apresentações musicais, bailes de formaturas, semanas Farroupilhas, rodeios e participações em festivais. Além disso, Osmar Fernandes é uma grande referência no Acampamento Farroupilha em Balneário Camboriú, festa para apreciadores do tradicionalismo rio-grandense.



Gabinete Vereador André Meirinho

Texto: Kattiúcia Villain

Foto: Arquivo PMBC

0 comentário
bottom of page