top of page

Autismo é tema da tribuna livre na Câmara de Balneário Camboriú a pedido do Vereador André Meirinho

De acordo com a neuropediatra Dr.ª Adrielle Lima Fonseca, o autismo (Transtorno do Espectro Autista) é um tema complexo, considerando que é uma síndrome comportamental caracterizada por déficits na interação social, no relacionamento com os outros, associadas a alterações na linguagem e comportamento humano.

A profissional utilizou a tribuna livre da primeira sessão de julho, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, a convite do Vereador André Meirinho, ciente da importância do tema e considerando as limitações no atendimento às necessidades da população que são afetadas por essa doença.


Para o Vereador André Meirinho, “a iniciativa visa contribuir com a população, trazendo informações desse importante tema que impacta a vida de muitas famílias, e que ainda oferece muitas dúvidas de como ser enfrentado. Além disso, sabe-se que há no município uma grande fila de espera, situação que requer maior responsabilidade e atitude do Poder Executivo.”

Em Balneário Camboriú, a população conta com a atuação da AMA Litoral-SC (Associação de Pais e Amigos do Autista do Litoral Catarinense), entidade beneficente sem fins lucrativos fundada em 2007, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e oferece a eles tratamentos especializados com equipe interdisciplinar. Visa desenvolver potencialidades, habilidades, autonomia, inclusão social, entre outros aspectos, de acordo com cada caso.


Segundo a neuropediatra, “foi um imenso prazer poder contribuir com a discussão na agenda pública da cidade, compartilhando informações pertinentes sobre o autismo, tema tão relevante na atualidade. O que me deixou mais feliz na sessão foi perceber a sensibilidade dos vereadores ao tema e interesse em compreender esse assunto tão complexo para elaboração de políticas públicas. Garantir a verdadeira inclusão e tratamento adequado aos pacientes TEA é minha maior bandeira, meu propósito de vida. Minhas esperanças foram renovadas.”

A Dr.ª Adrielle Lima Fonseca é médica formada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em 2012, com residência em Pediatria pelo Hospital Das Clínicas-Salvador e em Neuropediatria pelo Hospital Obras Sociais Irmã Dulce-Salvador/BA. Possui diversos cursos complementares realizados no Brasil e no exterior e atua na promoção da saúde e qualidade de vida com ênfase no Transtorno do Espectro Autista, doenças do neurodesenvolvimento em geral, erros inatos do metabolismo e doenças relacionadas à idade.


Assista o vídeo com a apresentação... Clique aqui.


Texto: Assessoria / Gabinete Vereador André Meirinho

Foto: Márcio Gonçalves / CVBC


0 comentário
bottom of page