Audiência Pública abre o debate sobre o futuro dos resíduos sólidos em Balneário Camboriú

Atualizado: 14 de Nov de 2019

Contrato com a empresa Ambiental vence este ano.



O Vereador André Meirinho juntamente com a bancada do PP, Leonardo Piruka e Marcelo Achutti irão promover na próxima segunda-feira (17) às 19h na Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública para debater o tema “Lixo: A gestão de resíduos sólidos no município”, promovendo um debate técnico, profissional e acadêmico, junto à comunidade e entidades competentes, tendo em vista que o contrato com a empresa Ambiental, prestadora deste serviço em Balneário Camboriú, termina no mês de setembro e uma nova licitação poderá ter um contrato pelos próximos 20 anos.


Entre os objetivos da audiência estão a de intensificar a discussão sobre a gestão dos resíduos sólidos no âmbito de Balneário Camboriú, a partir da exposição das diferentes percepções de agentes da sociedade (organizações públicas, privadas e a própria comunidade) sobre o contexto atual, demandas e proposições.


É necessário também levantar informações que direcionam o início das atividades de um grupo de trabalho instituído pelo poder executivo em prol da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e sensibilizar a comunidade para a participação em encontros específicos posteriores, que se destinarão à elaboração do PMGIRS.


“É preciso pensar no futuro, agindo no presente, de forma a garantir condições para que as próximas gerações não tenham sua existência prejudicada. Assim, é necessário minimizar os impactos gerados pelo consumo desenfreado de forma que a gestão dos resíduos sólidos seja: viável economicamente, com a inclusão social dos catadores e com respeito ao meio ambiente”, ressalta o vereador André Meirinho.

O Vereador reconhece a importância e se preocupa com o desenvolvimento sustentável de Balneário Camboriú. Esta audiência será uma oportunidade para reabrir o diálogo sobre o tema, dando a oportunidade para que tanto a comunidade como os demais agentes sociais, públicos e privados, envolvidos com o assunto tanto direta como indiretamente, possam expor suas percepções sobre o contexto atual, suas demandas específicas e, principalmente, proposições de soluções inovadoras e sustentáveis.

As organizações envolvidas com a audiência estão a própria Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Ministério Público, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, EMASA, Ambiental, Coopermar, Instituto Eco-cidadão, AMFRI, UDESC e UNIVALI.


© 2019 por André Meirinho. Criado por MZCom