Vereador André Meirinho participou do maior evento de sustentabilidade urbana do país

Atualizado: Jan 8



O vereador André Meirinho esteve presente no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado em Brasília na última semana de abril. Participaram do evento 8.755 pessoas, dentre elas, 426 prefeitos e vice-prefeitos, estando representados 1089 municípios.


Segundo Meirinho, “O evento tem grande relevância, pois abre a discussão sobre o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, sendo abordados o que há de mais moderno em políticas públicas nas diferentes áreas. Neste sentido, possibilita o estudo de questões estruturais da região metropolitana, oportunizando a realização de parcerias, através de consórcios intermunicipais, em relação ao futuro de temas comuns, como saúde, resíduos sólidos e mobilidade urbana.

Uma das propostas mais interessantes apresentadas como boas práticas foi o modelo Ruas Completas, que visa debater e adequar a cidade à características como: estabelecimentos voltados para rua proporcionando segurança, pisos drenantes, antiderrapantes que absorvem água da chuva, cores claras que diminuem absorção do calor, fiação subterrânea, vias compartilhadas, paraciclos, entre outras possibilidades.

Na oportunidade, o vereador inscreveu Balneário Camboriú entre os 100 municípios do país em que o IBGE fará, sem custos, 1000 exemplares da monografia municipal, com o objetivo de aprofundar estudos sobre as estatísticas do nosso município para a tomada de decisão.


Participou também do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais - FONARI para ações estratégicas para nossa cidade. Meirinho, que já havia participado do III EMDS em 2015, destacou:


É importante estarmos atentos às melhores práticas do país e do mundo, nas mais diversas áreas, como receitas municipais, gestão de praias, cidades inteligentes entre outras. Além disso, precisamos adotar no município a Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o que possibilitará, inclusive, a obtenção de recursos para implementar as boas práticas e soluções apresentadas.”

O EMDS é realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Trata-se de um evento bienal que reúne prefeitas e prefeitos de todo país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras com a finalidade de debater diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável nos municípios.

Mais informações: (47) 99919-8380 e no site https://www.fnp.org.br/

© 2020 por André Meirinho. Criado por MZCom