Encontro na sede da Coopermar intensifica o debate sobre a gestão dos resíduos sólidos no município

Atualizado: 14 de Nov de 2019

Audiência Pública já tem data marcada.



Na tarde desta última quinta (30), ocorreu um importante encontro na sede da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclado de Balneário Camboriú (Coopermar), promovida pela diretoria da cooperativa e Vereador André Meirinho, com a presença do Prefeito Municipal, Vereadores, Promotoria Pública, Secretaria do Meio Ambiente, UDESC, servidores públicos, sociedade civil organizada e voluntários.


O encontro surgiu do interesse do Prefeito Fabrício Oliveira em visitar pessoalmente a cooperativa, após uma reunião realizada em seu gabinete na semana anterior, em atendimento ao pedido do Vereador André Meirinho, com intuito de ouvir as demandas apresentadas pela diretoria da cooperativa.



Nesta oportunidade, todos puderam conhecer a estrutura da cooperativa, como ocorre o processo de separação dos resíduos e as dificuldades que os catadores enfrentam com a falta de condições e equipamentos adequados. Entre as demandas foi apontada a necessidade de regularização das condições do terreno onde atualmente está instalada a cooperativa, o que possibilitará o desenvolvimento de projetos que permitam obter mais recursos, que contribuirão para a ampliação das atividades.


Ciente da necessidade de pensar o desenvolvimento sustentável do município, incluindo entre outros temas a gestão dos resíduos sólidos, o Vereador André Meirinho propôs, com o apoio dos vereadores da bancada do Partido Progressista, a realização de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, que ocorrerá na Câmara de Vereadores no dia 17/04/2017 às 19h.


A audiência será um importante momento para iniciar e intensificar os debates, alinhando as vozes dos diferentes setores da sociedade, refletindo sobre o processo de estruturação da gestão dos resíduos sólidos, que seja viável economicamente, proporcionando justiça social através da inclusão os catadores, amenizando os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos resíduos.


Além disso, tais informações serão de grande valia para o grupo de trabalho que está sendo criado para a elaboração do PMGIRS, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, documento balizador de tais políticas no município.

© 2019 por André Meirinho. Criado por MZCom