Vereador André Meirinho participou do 8º Fórum Mundial da Água

   

Durante os dias 18 e 23 de março, o Vereador André Meirinho esteve em Brasília participando do 8º Fórum Mundial da Água, evento que ocorre a cada 3 anos e foi realizado pela primeira vez no hemisfério sul.

A abertura contou com a presença de 12 chefes de Estado, governo e altas autoridades internacionais e o evento teve a participação de  representantes de importantes organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas e suas agências, União Europeia, Banco Mundial, BID, CPLP, OCDE entre outros.¹

“Foi uma grande oportunidade para contatos com governos, sociedade civil, empresas e instituições científicas, nos debates sobre oferta e preservação de recursos hídricos, com representantes de mais de 100 países.”

No evento foi possível verificar e refletir sobre possibilidades na escala global, regional e local deparando com situações complexas de países que têm muita dificuldade com os recursos hídricos, mas que com políticas públicas rígidas conseguiram diminuir drasticamente o desperdício, como Israel por exemplo, e criar alternativas tecnológicas, como a Coreia, para grande controle dos registros com válvulas inteligentes, ou ainda experiências quanto a dessalinização, como é o caso da Espanha, ressalta Meirinho.

“Importante ver que ainda precisamos avançar na contabilidade ambiental, para podermos comparar modelos e avanços, assim como evoluir nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, entre eles o ODS6 que trata de Água Potável e Saneamento.”

O Brasil também apresentou experiências de empresas como por exemplo  a solução para que não seja mais necessário puxar a descarga para a urina, sendo aplicado um produto no vaso sanitário para que o odor acabe sumindo.

O Brasil possui uma riqueza de água enorme e deve urgentemente alcançar novos padrões em Saneamento Básico. Precisamos de rede de água, esgoto e drenagem. Muitos lugares do mundo conseguiram resultados muito positivos com recursos hídricos bastante limitados ou quase inexistentes.

O Estado de Santa Catarina também esteve representado e foi importante para a divulgação das ações dos Comitês do Rio Camboriú, do Rio Tijucas e do Rio Cubatão (do sul), que trabalharam e tiveram um stand demonstrando as boas práticas, como o programa Produtor de Águas.

O Vereador também destacou a importante participação de Balneário Camboriú, com representantes da Câmara de Vereadores, Secretaria do Meio Ambiente, dos comitês da bacia do Rio Camboriú e da EMASA, em especial servidores efetivos que continuarão avançando em programas como o Se Liga na Rede BC e o Produtor de Águas, sendo que este programa ficou com a integrabilidade dos recursos de recuperação de áreas ambientais definidas para a EMASA no plano plurianual (PPA) em função da emenda ao projeto feita pelo Vereador André Meirinho aprovada em 2017.

André Meirinho espera poder integrar ainda mais as ideias e ações, e conseguir cada vez mais resultados com a visão de pensar globalmente e agir localmente.

¹ Fonte: www.worldwaterforum8.org

CADASTRE-SE

Faça seu cadastro para receber informações.

Cadastre-se aqui

ANDRÉ MEIRINHO
É UM LÍDER RAPS



LIVRO

Livro Santa Catarina e os Megaenventos Esportivos