Sessão solene celebrou os 500 anos da Reforma Luterana em noite histórica na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realizou, na terça-feira (31), uma sessão solene em celebração aos 500 anos da Reforma Luterana, proposta pelo vereador André Meirinho (PP), a pedido da comunidade e com o apoio dos demais vereadores.

No evento, foram entregues placas de homenagem à Congregação Esperança da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e à Igreja Martin Luther da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), ambas de Balneário Camboriú.

O público lotou o plenário Walter Eilers e pode assistir também a apresentação dos corais Esperança, da IELB, e Vozes do Mar, da IECLB.

Ao final das homenagens, fizeram uso da palavra os vereadores, o pároco da Paróquia Santa Inês, Frei Ladí Antoniazzi; os pastores Ezequiel Blum e Valdim Utech; André Meirinho; o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Metzner Silva; e Roberto Souza Junior.

A Reforma Luterana teve origem na cidade de Wittenberg (localizada atualmente na Alemanha). O marco do movimento foi 31 de outubro de 1517, quando Lutero, então monge católico, publicou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em protesto contra diversos pontos da doutrina da Igreja católica e sugeriu mudanças.

A Reforma proporcionou muitas reflexões e atuou principalmente no que se refere aos aspectos da fé, no acesso à bíblia em diferentes idiomas, bem como na utilização da imprensa (que foi uma aliada fundamental para a disseminação das ideias de Lutero), na valorização das vocações para o trabalho, nas inovações na música e em especial na educação enaltecendo que todas as crianças deveriam estar na escola.

“É importante mencionar, que a Igreja Católica também reconhece a importância da comemoração. Em 31 de outubro de 2016, o Papa Francisco e o Presidente da Federação Luterana Mundial, o Bispo Munib A. Younan assinaram declaração conjunta destacando a superação de muitas diferenças e aprofundando a compreensão e confiança entre católicos e luteranos” ressalta o Vereador André Meirinho.

Veja também:

Cobertura completa da Sessão Solene:
https://www.youtube.com/watch?v=tmZ829sO_hY&t=1414s

CADASTRE-SE

Faça seu cadastro para receber informações.

Cadastre-se aqui

CONHEÇA O PROGRAMA
CIDADES SUSTENTÁVEIS


ANDRÉ MEIRINHO
É UM LÍDER RAPS



LIVRO

Livro Santa Catarina e os Megaenventos Esportivos