Biografia

ANDRÉ FURLAN MEIRINHO

Origem e vínculo com Balneário Camboriú

André Furlan Meirinho é filho de Carlos Alberto Meirinho e Clarisse Salete Furlan.

Logo ao nascer, em 22 de Junho de 1983, no município de Concórdia/SC, passou a residir em Florianópolis/SC onde seus pais já residiam. Mas antes mesmo de completar dois anos de vida, mudaram-se para Concórdia, onde André viveu até os 17 anos.

Sua família materna tem vínculo com a cidade de Concórdia/SC. Já sua família paterna tem origem na cidade de Itajaí/SC.

Na década de 50 o bisavô de André, Eloy Vicente Meirinho construiu uma casa de veraneio no canto da praia, hoje bairro dos pioneiros em Balneário Camboriú, posteriormente, na década de 60 o avô de André, Alípio Evilásio Meirinho também construiu sua casa na mesma região, onde hoje está identificada uma rua com seu nome.

A presença da família, desde antes da emancipação do município, inclusive com grande atuação política por seu tio-avô Gilberto Américo Meirinho como Vereador em Camboriú de 1958 a 1962 (período em que foi autor do projeto da criação do Distrito da Praia de Camboriú) e no comando da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú de 1973 a 1977, contribuíram para a aproximação de André Meirinho com a cidade de Balneário Camboriú, sendo seu destino de férias e momentos de lazer com sua família desde a sua infância.

A partir de 2001, André Meirinho passou a residir definitivamente em Balneário Camboriú. Aprendeu desde seus primeiros anos a admirá-la e respeitá-la, tornando-se assim ciente de sua responsabilidade como cidadão e preocupado com o desenvolvimento sustentável da cidade.


Formação

Concluiu o ensino médio no Colégio de Aplicação da UnC – Cooperativa Educacional Magna, na cidade de Concórdia.

Em 2001, André Meirinho iniciou ensino superior. Formou-se Bacharel em Administração com habilitação em marketing, no Centro de Educação de Balneário Camboriú na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no ano de 2004, tendo conquistado o título Mérito Estudantil, prêmio concedido pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina e UNIVALI como 1º colocado da turma. Foi neste período que iniciou seu envolvimento com a administração pública e administração esportiva, este último tema de seu trabalho de conclusão de curso.

Ainda na universidade, André Meirinho teve forte atuação no movimento estudantil, que culminou com criação do Diretório Acadêmico de Administração da instituição, entidade na qual foi Diretor Esportivo e posteriormente presidente, além de participar também da criação do Diretório Central dos Estudantes – DCE em Balneário Camboriú.

No período de 2006 a 2008, realizou os cursos de Pós-Graduação em Direito Público Municipal, pela UNIVALI, e MBA Executivo em Gestão e Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável, pela Universidade de Brasília (UnB). Ambos os temas de grande interesse de André Meirinho, que contribuíram fortemente para sua formação nas áreas de administração pública e desenvolvimento sustentável.

Em 2010 cursou idioma inglês na Kaplan International Colleges em Edimburgo-Escócia-Reino Unido.

Em 2015 concluiu o Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Acesse o Currículo Lattes


Vínculo com o esporte

André Meirinho desde sua infância praticou diversos esportes, com destaque para a modalidade karatê, a qual iniciou os treinamentos em 1992, conquistou o título de campeão estadual em Criciúma no ano de 1995, e tornou-se faixa preta 1º Dan no ano de 1997 (Registro CBK nº 1.176).

No Karatê ainda disputou quatro Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), representando o município de Concórdia nos jogos realizados em Joaçaba (1998), Chapecó (1999), Brusque (2000) e em Itajaí (2001).

Como atleta de karatê, futebol, futsal, futebol society, voleibol, vôlei de praia e peteca conquistou 34 medalhas, sendo 10 de ouro, 15 de prata e 9 de bronze.

Como Diretor Esportivo e Presidente do Diretório Acadêmico do curso de Administração, na UNIVALI de Balneário Camboriú, promoveu os primeiros campeonatos de futsal para os acadêmicos do curso, entre outras ações.

Como tema de seu trabalho de conclusão de curso de graduação, André Meirinho buscou o marketing esportivo, o que possibilitou o aprofundamento de seus os estudos e desenvolver uma proposta de marketing esportivo para o Colégio de Aplicação da UNIVALI Balneário Camboriú.

Sua dissertação de mestrado também mesclou a prática de sua atividade na Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú com os conhecimentos da academia e resultaram na publicação de um livro: “Santa Catarina e os Megaeventos Esportivos: um estudo a partir da paradiplomacia”, publicado na Alemanha.


Atuação profissional e pública

Em 2003, trabalhou como voluntário na Assessoria de Planejamento da Prefeitura de Concórdia, com o intuito de aprender e buscar contribuir na gestão do Prefeito Neodi Saretta, na época já referência em Gestão Fiscal Responsável, obtido assim o título de 1º lugar no país neste critério.

Seu pai, Carlos Alberto Meirinho, foi funcionário do Banco do Brasil (BB) por 24 anos, carreira seguida por André Meirinho ao ser aprovado no concurso do BB realizado em 2003. Atuou a partir de 2004 na Gerência Regional de Comércio Exterior de Blumenau/SC até 2006, quando foi para a agência de Itapema/SC. Logo em 2007 passou a trabalhar na sua cidade, Balneário Camboriú, atuando na agência localizada na Avenida do Estado. Durante sua carreira no BB atuou nas áreas de comércio exterior, pessoa física e jurídica, governo, como operador de desenvolvimento regional sustentável e como agente de microcrédito produtivo orientado.

Em 2008, ciente de sua responsabilidade como cidadão balneocamboriuense e com objetivo de desenvolvimento sustentável para Balneário Camboriú, André Meirinho foi candidato a Vereador pelo Partido Verde (PV) e acabou conquistando 733 votos, o que o tornou o mais votado da coligação União da Família (PV-PTB). Mas não assumiu uma cadeira na Câmara por sua coligação não ter atingido o quociente mínimo necessário, o que seria possível caso na época houvessem 13 vagas.

Com a vitória de Edson Piriquito e Cláudio Dalvesco no pleito de 2008, André Meirinho participou da gestão municipal 2009-2012, atuando como Diretor Administrativo Financeiro da Fundação Municipal de Esportes da cidade, reunindo assim sua experiência profissional da administração e do Banco do Brasil, às paixões de administração pública e esporte. Saiba das ações realizadas no menu ações.

Em 2012 candidatou-se novamente a Vereador pelo Partido Progressista (PP), conquistou 860 votos, ficando como segundo suplente da coligação Balneário Camboriú Sustentável (PP-PRB-PPL).

Após a eleição voltou a atuar no Banco do Brasil até outubro de 2014 quando passou a atuar como Secretário da Fazenda do Município de Balneário Camboriú de outubro de 2014 a dezembro de 2015, com foco em transparência, moralidade com o recurso público e modernização da gestão pública.

Em 23 de setembro de 2015, no ano de comemoração do Jubileu de Ouro da profissão de Administrador no país, foi homenageado pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina e pela Câmara de Vereadores como administrador destaque em Balneário Camboriú.

Em Dezembro de 2015 assumiu o mandato de Vereador em Balneário Camboriú. No período de 4 meses propôs um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, 8 Projetos de Lei, 35 Indicações e 13 Requerimentos.

Em 2016, foi eleito vereador em Balneário Camboriú para a 13ª legislatura, com 1247 votos.

Em 2017, no início do mandato de Vereador, foi selecionado como Líder RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, grupo que fomenta o aprendizado, a troca de experiências e boas práticas para a evolução da administração pública, com mais transparência, ética e sustentabilidade.


Outras atividades

Nos anos de 2010 e 2011, André Meirinho foi presidente do Círculo Concordiense, grupo de amigos constituído por migrantes da cidade de Concórdia, atualmente residentes na cidade de Balneário Camboriú.

Como representante do poder público pela Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú-SC, foi vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, membro do Conselho Municipal de Esportes, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e do Comitê Municipal para os Megaeventos Esportivos.

Em 2011, pela falta de democracia no partido e em apoio à Marina Silva deixou o PV, e pelo histórico familiar, amizades, respeito a lideranças e incentivo para defender suas convicções quanto ao desenvolvimento sustentável, ingressou no Partido Progressista (PP). Logo após seu ingresso, o PP de Balneário Camboriú foi o primeiro diretório partidário em Santa Catarina a aderir ao Programa Cidades Sustentáveis, do qual é defensor e entusiasta.

É autor do livro “Santa Catarina e os Megaeventos Esportivos: um estudo a partir da paradiplomacia”, publicado na Alemanha em Outubro de 2015.

É Membro do Conselho Deliberativo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Balneário Camboriú/Camboriú.

Veja também: Currículo Lattes

CADASTRE-SE

Faça seu cadastro para receber informações.

Cadastre-se aqui

CONHEÇA O PROGRAMA
CIDADES SUSTENTÁVEIS


ANDRÉ MEIRINHO
É UM LÍDER RAPS



LIVRO

Livro Santa Catarina e os Megaenventos Esportivos