Biografia

ANDRÉ FURLAN MEIRINHO

Origens

André Furlan Meirinho é filho de Clarisse Salete Furlan e Carlos Alberto Meirinho.

Nasceu em 22 de junho de 1983, no município de Concórdia/SC, e logo passou a residir em Florianópolis/SC, cidade em que seus pais já moravam. Em 1985, retornou para sua cidade natal, onde viveu até os seus 17 anos.

Sua família materna tem forte vínculo com Concórdia, no oeste catarinense. Já a família de seu pai tem suas origens em Itajaí/SC, e é ligada diretamente às origens de Balneário Camboriú/SC, cidade para onde Meirinho mudou-se em 2001, e que foi destino de suas férias durante a infância. Parte de seus familiares já residia no município antes mesmo de sua emancipação.

Seu Tio-avô, Gilberto Américo Meirinho, teve forte atuação política na região, sendo Vereador em Camboriú entre os anos de 1958 e 1962 (período em que foi autor do Projeto de criação do Distrito da Praia de Camboriú) e Prefeito de Balneário Camboriú de 1973 a 1977.

André Furlan Meirinho, como cidadão catarinense, somado com seus familiares maternos e paternos, possuem vivências ou participação profissional ou política em municípios das diferentes mesorregiões do estado de Santa Catarina.

No Vale do Itajaí, com destaque para Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema, Bombinhas e Blumenau; no norte do estado, em especial nos municípios de São Francisco do Sul e Mafra; no sul catarinense, em Turvo; na região Serrana, em Urubici; na Grande Florianópolis, na capital do estado; e também no oeste catarinense, especialmente em Joaçaba, Jaborá, Videira, Ouro, Presidente Castelo Branco, Piratuba e Concórdia.

Em relação a esta última, André Meirinho foi presidente (em 2010 e 2011) e é membro do Círculo Concordiense, grupo de amigos constituído por migrantes da cidade de Concórdia, que residem atualmente em Balneário Camboriú.


Formação

Meirinho concluiu o ensino médio no ano 2000, no Colégio de Aplicação da UnC – Cooperativa Educacional Magna, na cidade de Concórdia.

Em 2001, já em Balneário Camboriú, ingressou no Ensino Superior, tornando-se acadêmico do curso de Administração com habilitação em Marketing, da Univali.

Na Universidade, Meirinho teve forte atuação no movimento estudantil, que culminou com a criação do Diretório Acadêmico de Administração da Instituição, entidade na qual foi Diretor Esportivo e, posteriormente, presidente. Além disso, participou da criação do Diretório Central dos Estudantes – DCE em Balneário Camboriú.

Foi neste período que iniciou seu envolvimento com a administração pública e com a administração esportiva, sendo esta última, tema de seu trabalho de conclusão de curso.

Na ocasião da formatura, em 2004, recebeu o prêmio Mérito Estudantil, concedido pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC) e pela Univalipara o aluno destaque durante a graduação.

No período de 2006 a 2008, cursou Pós-Graduação em Direito Público Municipal, pela Univali, e MBA Executivo em Gestão e Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável, pela Universidade de Brasília (UnB).

Em 2010, estudou inglês na Kaplan International College em Edimburgo, na Escócia – Reino Unido.

Em 2015 concluiu o Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e está, atualmente, cursando Doutorado no mesmo programa de pós-graduação.

Acesse o Currículo Lattes


Atuação profissional

Em 2003, Meirinho trabalhou como voluntário na Assessoria de Planejamento da Prefeitura de Concórdia, com o intuito de aprender e buscar contribuir com a gestão do município, que na época já era referência em Gestão Fiscal Responsável, tendo conquistado o título de 1º lugar no país nesse critério.

Ainda em 2003, André foi aprovado no concurso do Banco do Brasil, seguindo os passos de seu pai, Carlos Alberto Meirinho, que foi funcionário da Instituição por 24 anos.

André Meirinho atuou, de 2004 a 2006, na Gerência Regional de Comércio Exterior de Blumenau/SC, e em seguida foi transferido para a Agência de Itapema/SC. Logo em 2007, passou a trabalhar em Balneário Camboriú, sendo lotado na Agência do Banco do Brasil na Avenida do Estado.

Durante sua carreira no BB, atuou nas áreas de comércio exterior, pessoa física e pessoa jurídica, governo, operador de desenvolvimento regional sustentável e agente de microcrédito produtivo orientado.


Atuação pública

Em 2008, ciente de sua responsabilidade como cidadão balneocamboriuense e com o ideal de desenvolvimento sustentável para Balneário Camboriú, André Meirinho foi candidato a Vereador pelo Partido Verde (PV), conquistando 733 votos.

Mesmo sendo o candidato mais votado da coligação União da Família (PV-PTB), não assumiu uma cadeira na Câmara por sua coligação não ter atingido o quociente mínimo necessário, o que seria possível caso na época houvesse 13 vagas.

Na gestão municipal 2009-2012, André Meirinho atuou como Diretor Administrativo Financeiro da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, unindo assim sua experiência profissional da administração e do Banco do Brasil, à paixão pelo esporte. Saiba sobre as ações realizadas no menu ações.

Enquanto representante do poder público pela Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú-SC, foi vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, membro do Conselho Municipal de Esportes, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e do Comitê Municipal para os Megaeventos Esportivos.

Em 2012, candidatou-se novamente a Vereador pelo Partido Progressista (PP), conquistando 860 votos e ficando como segundo suplente da coligação Balneário Camboriú Sustentável (PP-PRB-PPL).

Após a eleição, voltou a trabalhar no Banco do Brasil até outubro de 2014, quando passou a atuar como Secretário da Fazenda do Município de Balneário Camboriú, no período de outubro de 2014 a dezembro de 2015.

Tendo como foco a transparência, a moralidade com o recurso público e a modernização da gestão pública, em setembro de 2015 André Furlan Meirinho foi reconhecido pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA/SC) como administrador destaque em Balneário Camboriú.

Em dezembro do mesmo ano, assumiu o mandato de Vereador em Balneário Camboriú. Em 4 meses, propôs um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, 8 Projetos de Lei, 35 Indicações e 13 Requerimentos.

Em 2016, foi eleito vereador em Balneário Camboriú para a 13ª legislatura, com 1247 votos.

Em 2017, no início do mandato de Vereador, foi selecionado como Líder RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, grupo que fomenta o aprendizado, e a troca de experiências e boas práticas para a evolução da administração pública, com mais transparência, ética e sustentabilidade.

Ainda em 2017, Meirinho foi reconhecido pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA/SC) como Destaque de Administração Pública na Região da Foz do Itajaí.


Vínculo com o esporte

Desde sua infância, Meirinho praticou diversos esportes, com destaque para o Karatê, modalidade na qual iniciou os treinamentos em 1992. Em 1995, conquistou o título de campeão estadual em Criciúma, e em 1997 tornou-se faixa preta 1º Dan (Registro CBK nº 1.176).

Representando o município de Concórdia, disputou quatro Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), conquistando 34 medalhas em diferentes modalidades, sendo 10 de ouro, 15 de prata e 9 de bronze.

No período em que cursava o ensino superior, enquanto Diretor Esportivo e Presidente do Diretório Acadêmico do curso de Administração da Univali, promoveu os primeiros campeonatos de futsal para os acadêmicos do curso, entre outras ações.

O esporte também foi tema de seu trabalho de conclusão de curso. Meirinho escolheu abordar o tema do Marketing Esportivo, aprofundando seus estudos e desenvolvendo uma proposta de marketing esportivo para o Colégio de Aplicação da UNIVALI de Balneário Camboriú.

Na sua dissertação de Mestrado, aproveitou para mesclar a prática de sua atividade na Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú com os conhecimentos acadêmicos, o que resultou na publicação do livro “Santa Catarina e os Megaeventos Esportivos: um estudo a partir da paradiplomacia”, o qual foi publicado na Alemanha.

Atualmente, é membro do Conselho Deliberativo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) – Balneário Camboriú/Camboriú.

CADASTRE-SE

Faça seu cadastro para receber informações.

Cadastre-se aqui

ANDRÉ MEIRINHO
É UM LÍDER RAPS



LIVRO

Livro Santa Catarina e os Megaenventos Esportivos